Apresentação

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil apresenta aos profissionais de Arquitetura e Expografia, Edital do Concurso Público para a seleção de Projeto de Arquitetura e Expografia visando à construção do Pavilhão do Brasil na próxima edição da Exposição Universal, a ser realizada de 13 de abril a 13 de outubro de 2025 em Osaka, no Japão.
Com quase dois séculos de tradição, as Exposições Universais são atualmente realizadas a cada cinco anos. Voltadas a informar, a entreter e mesmo a surpreender o público visitante, as Expos são os maiores eventos do mundo. Têm como sua maior atração os pavilhões nacionais construídos pelos países participantes. Nesses pavilhões, além do espaço expositivo – onde se procura trabalhar a relação dos países com os temas centrais do evento – há também locais para atividades culturais, gastronômicas, seminários e eventos de relacionamento.

O tema central da Expo Osaka é “Designing Future Society for Our Lives”, havendo ainda três subtemas: “Saving Lives”, “Empowering Lives” e “Connecting Lives”, que dividem geograficamente o parque de exposições. O Pavilhão do Brasil estará localizado no distrito “Empowering Lives”.

Desde a Expo Xangai 2010, a ApexBrasil recebe do governo brasileiro a missão de liderar a participação do País nesses eventos, que contribuem para a promoção das exportações brasileiras e para a atração de investimentos externos. A participação nas Expos exige longo ciclo de preparação e envolve múltiplos atores da sociedade, do empresariado e do governo brasileiros, convertendo-se em verdadeiro projeto de Estado.

ENTIDADE PROMOTORA

Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEXBRASIL

ORGANIZAÇÃO

Instituto de Arquitetos do Brasil

Maria Elisa Baptista Presidente Nacional do IAB
Laís Petra Lobato Martins Vice-presidente extraordinária da Região Centro-Oeste e Coordenadora Nacional de Concursos de Projeto do IAB
Rômulo Alves Secretário da Direção Nacional do IAB
Sabrina Ortácio Assessoria de Comunicação
Heloísa Moura Presidente do IAB.DF
João Augusto Pereira Júnior Coordenador de Concursos IAB.DF
Patrícia Pellicano Secretária Executiva do IAB.DF

Coordenação do Concurso:
Antônio Carlos Moraes de Castro
Luiz Eduardo Sarmento Araujo
Luiza Rego Dias Coelho

Identidade Visual: Estúdio Empena
Assessoria à coordenação: Guilherme de Castro
Gestão de dados e plataforma de concurso: Laís Petra Lobato Martins
Tecnologia da Informação: Wilson Molin Junior